quarta-feira, 21 de março de 2012

Narrando - O Bento para D&D 3.5

No inicio do blog eu adaptei e descrevi o guerreiro sagrado do universo do autor André Vianco .Hoje ,depois de ter lido a trilogia de terror apocalíptico dele (O Bento , o vampiro rei 1 e 2) , tenho uma visão melhor sobre esse cenário .Para os que ainda não sabem , o autor é brasileiro e encabeça  a vanguarda da literatura fantástica nas nossas terras.Para quem acha que não seria possível criar uma boa adaptação do mundo das trevas no Brasil , irá rever os seus conceitos ,caso leia toda a história.

O cenário é bem construído , é feito referências ao nosso folclore sem ficar chato ou repetitivo , pelo contrário, ficou muito original , tanto nessa , como na trilogia moderna (Os sete , O sétimo e O turno da noite que eu também li =D ).Com relação ao enrendo , o André peca na hora de finalizar certos conflitos , deixa algumas coisas vagas , mas nada que possamos taxar como ruim .É uma ótima leitura , no final das contas e apesar dele falhar na hora de amarrar os elementos da história em alguns pontos , ele sabe muito bem como descrever uma cena de ação (a primeira grande ação do bento Lucas em São Vítor é extremamente empolgante) e desenvolver a relação de cada personagem com o ambiente separadamente.O final do livro impressionou,principalmente porque explica o real motivo da "noite maldita" e nos deixa curiosos com a aparição da misteriosa bruxa Teresa e sua relação com a natureza.


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Eu adaptei o conceito do "Bento" como uma classe de personagem ,pois achei muito mais coerente com o universo de Dungeons and Dragons .No livro ,eles são humanos diferentes , especiais e poderiam ser considerados como uma raça a parte, já que o sangue deles é como acido para os vampiros .Porém , em todos os outros aspectos são humanos , reproduzem-se e geram filhos normais .

Outra adaptação que eu fiz, foi considerá-los como máquinas naturais de trucidar mortos vivos e extra planares malignos .No universo do Vianco os únicos antagonistas de outra espécie são os vampiros ,mas em um mundo de fantasia medieval encontramos esqueletos , zumbis , Lichs...e algumas ameaças extra planares de tendência maligna, então é mais viável não restringi-los tanto.

O protagonista da história nasce, ainda mais especial ,ele não é um bento comum e quando manisfesta o seus super poderes , a coloração dos seus olhos muda, ficam amarelos(se fosse o cabelo seria ainda mais foda =D) .Quem ler , vai ver como se desenvolve ao longo da história .Como uma classe de prestígio você poderá experimentar os poderes de um bento comum ,até chegar no patamar do Lucas ,subindo de nível na classe.

O que de fato deixo a cargo de cada mestre é a relação dela com o cenário de campanha .Sinta-se a vontade para incluí-lo no seu mundo da forma que achar melhor , tendo em mente que eles são guerreiros iluminados que estão mais próximos de suas divindades do que qualquer outra classe e são instrumentos da ira divina sobre os seus inimigos !

Confira agora , as estatísticas da classe:

Pré-requisitos:

BBA : +6
Tendência : exceto mal

Usar arma e armadura: O mesmo dos paladinos
                                               Clique na tabela e visualize melhor

Fúria divina : Igual a fúria do bárbaro, mas com algumas alterações (livro do jogador pág 23)

A fúria sempre será ativada  quando o personagem avistar ,sentir o cheiro ou ouvir algum som característico de um morto vivo ou extra-planar maligno no raio de até 18 metros,sempre sendo direcionada para essas criaturas.Então ,não tem limite diário e a  raiva é involuntária e para evitar o frenesi ,é preciso que o bento passe em um teste de vontade CD igual  a 10+ número de DV da criatura .O teste deve ser repetido a cada minuto(10 turnos) , até que a ameaça esteja fora de alcance.Caso seja atacado , o teste para resistir é aumentado em + 5 e o teste deve ser feito por turno .Uma falha libera a ira do personagem em todos os mortos vivos e extra-planares malignos nas proximidades que só cessará os ataques, quando não restar mais nenhum inimigo de pé ou o frenético for derrotado.
Os redutores de exausto são cumulativos , caso algum dos atributos chegue a 0, ele morre.

Pode parecer um talento excelente,mas é uma faca de dois gumes .

Sentir mortos vivos ou extra-planares malignos : Similar a magia detectar o mal , o bento usa como uma habilidade similar a magina ,mas no caso dele , a mesma habilidade se estende para detectar extra-planares malignos.

Inimigo predileto : Assim como a habilidade do Ranger , eles ganham bônus ao se especializar no combate a determinadas criaturas.Nesse nível o bento é mais eficiente contra mortos vivos,recebendo +2 de bônus nos testes de ouvir,sentir motivação,observar e sobrevivência, assim como ,+2 nos testes de ataque e dano contra estas criaturas.

Inimigo predileto II : Igual ao primeiro , incluindo seres extra-planares malignos

Inimigo predileto III : Igual ao segundo  ,aumentando os bônus do primeiro , ficando +4.

Fúria divina avançada : Equivalente e Fúria divina , mas com modificadores maiores.Força +6 Constituição +6 e bônus de ataque e dano de +4 .

Fúria divina suprema :  Equivalente e Fúria divina , mas com modificadores maiores. Força +8 Constituição +6 e ataque e dano +8

Magias diárias :

 Abençoar água(40 litros) ,arma mágica ,benção,proteção contra o caos/mal

 acalmar emoções , consagrar , ver o invisível (somente mortos vivos e criaturas extra-planares)

 heroísmo, boa esperança,roupa encantada,luz do dia,oração

Expulsão poder divino,proteção contra a morte,discernir mentiras,espada sagrada


Mesmo aos que não gostaram do romance ,podem aproveitar mais essa opção para D&D3.5 , se os seus narradores permitirem , é claro =D

Sucesso decisivo ao bentos!

Barraquinha do mestre:

Como importar produtos da china



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