sexta-feira, 30 de março de 2012

Narrando - RPG na novela Rebelde

No site do Extra.globo ,saiu uma notícia que está dividindo opiniões no meio Rpgístico , o fato de termos o nosso hobby exposto na novela Rebelde ,exibido na Record .A maioria prevê um desastre com mais uma exibição sensacionalista , preconceituosa e ignorante com relação ao jogo ,manchando mais uma vez a sua imagem perante o grande público .Segundo o site de notícias , ele será abordado na forma de live ,mas sabemos que o "jogo sem tabuleiro" está intimamente ligado com o role play game e muitas comparações serão feitas .


Primeiramente , sou contra o uso do termo "brincadeira"(usado na reportagem) , eu não brinco , eu jogo RPG!Quando alguém usa o termo brincar ,direta ou indiretamente , está depreciando a nossa prática ,o mesmo acontecia quando as pessoas chamavam as HQ de "revistinhas" , taxando como algo menor ou de pouco valor.Eu, por várias vezes, corrigi a minha amada e querida mãe por falar "tu vai brincar ?" ,dizendo :" No, vou jogar".Parece algo inocente ,algo bobo e sem importância,mas acreditem em mim ,as palavras tem poder .Devemos combater essa visão distorcida ,combatendo primeiramente aspectos do senso comum que nos é prejudicial.

Não precisamos ficar impotentes com relação a isso.Todos nós temos um papel decisivo na divulgação do bom RPG , se cada um fizer a sua parte e esclarecer as pessoas que estão a sua volta , teremos mais poder do que essa emissora de TV .Divulguem em casa,nas escolas , no trabalho e nas redes sociais ,compartilhem mensagens positivas sobre o jogo .

Não temos certeza sobre a repercussão desses fatos , só podemos especular e torcer para que o golpe não nos tire muitos pontos de vida =D.Vamos ficar atentos , cada um pode cumprir o papel de um "vigilante lúdico" , combatendo a publicidade negativa que certas pessoas e empresas podem vir a espalhar sobre nós .

Sucesso decisivo a todos !






6 comentários:

  1. Concordo com você e vamos esperar para ver no que vai dar!

    ResponderExcluir
  2. Calma, pra que a defensiva. A gente nem sabe como vai o tema vai ser tratado.
    Pelo menos, na novela, eles não usam o termo "brincar", todas as vezes eles referiam a prática como jogar.
    O melhor é esperar, talvez, a propaganda seja até positiva.

    ResponderExcluir
  3. Olá, faço parte do MalkBlog http://www.malkavianosrpg.blogspot.com - Gostaria de falar que li o resumo do episódio de hoje, e apesar de se tratar de uma abordagem rasa e caricata, existe um professor que sabe o que é RPG e explica que é saudável. O que temos a fazer é aguardar e tentar usar essa exposição de forma positiva. Obs.: eu brinco de RPG, jogo RPG uso essa ferramenta na educação, não vejo mal em usar esse termo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ailson .Vamos esperar que venha uma repercussão positiva então.Espero que esse professor que que você diz que entende,realmente entenda e faça uma apresentação digna do hobby.

    Com relação ao termo , sou categórico em dizer que é um problema sim.Perdi as contas de quantas vezes presenciei a discriminação com relação a "brincadeira" por já ter mais de 18 anos ...até já bati muita boca por causa disso ...querendo ou não,o termo está associado a infância ...coisa de criança ...infatilidade...imaturidade...perda de tempo...e por aí vai.....


    Mas é bom ver alguém dando uma opinião sobre esse assunto e parabéns pelo seu blog ...muito bom mesmo .

    ResponderExcluir
  5. Honestamente... assassinaram o RPG nesta novela. Primeiramente, pegaram uma menina que é a "vilã" da história pra sugerir o jogo.(já de cara será visto como algo "evil"); Segundo: disseram que o jogo é jogado "o tempo todo"... ou seja, você fica o dia inteiro no personagem; terceiro: disseram que quando você entra no jogo, não pode mais sair; quarto: se vestiram de vampiro, queriam prender uma das jogadoras numa caverna e sair assustando pessoas na rua.... preciso continuar? QUE MERDA É ESSA?? Sentiram o drama? Olha a droga que isso vai gerar na mente de quem não conhece o jogo! Vai gerar mais desconfiança e discriminação!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você Gi...desde o inicio não vi a coisa toda com bons olhos ...É o que eu sempre digo, esclareçam o máximo de pessoas que vocês puderem e vamos participar de qualquer ação contra que surgir relativa ao repúdio que sentimos .

    ResponderExcluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...