terça-feira, 17 de abril de 2012

Narrando - Jogador novo no grupo

Os grupos de RPG, tendem a manter uma certa regularidade na composição dos seus integrantes(pelo menos na teoria), mantendo-a por semanas, meses ou anos.Sempre as mesmas pessoas , contando histórias e interpretando personagens .Ocasionalmente , essa regularidade é desfeita, aumentando, diminuindo ou alterando os seus integrantes normais. Nesse processo , quando o grupo recebe novos integrantes, o mestre deve fazer algumas considerações.

Entenda como novos jogadores, os veteranos e os novatos.A questão abordada nessa postagem, não é relativa a experiência da pessoa no jogo, e sim, a sua entrada em um grupo diferente, já formado.A socialização do novo jogador pode não parecer algo tão natural quanto parece. O "estranho" pode precisar de um tempo para se adaptar as "regras da casa", mas não me refiro apenas no sentido de alteração das regras ,mas também ao "Modus operandi" que o grupo usa para jogar .

Com isso em mente, o narrador deve dar uma atenção especial ao recém-chegado, explicando como tudo funciona e enturmando-o, sempre que possível.Já presenciei  jogadores com grande desenvoltura ficarem estáticos, na maior parte da sessão, ao entrar em um grupo formado de pessoas que ele nunca viu na vida, com exceção do mestre.Até se acostumar,as atitudes do novo integrante são reticentes, nada mais natural, quando se caminha em terreno desconhecido.

Na prática, o narrador deve explorar situações que apenas o novo integrante consiga fazer, disponibilizar mais momentos de interpretação ou momentos que a sua ajuda seja decisiva para a equipe.O mestre tem que inserir o novo jogador não apenas na  história, mas ajudá-lo a se socializar com os outros PC. Uma conversa antes de começar a sessão e depois que termina, sempre ajuda nesse processo.

Em síntese, basta respeitar o tempo de adaptação cada um. Divirtam-se por anos e anos, até onde a imaginação os levar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...