quinta-feira, 19 de abril de 2012

Narrando- O desgaste do mestre

Narrar é uma tarefa extremamente divertida, mas paralelamente, cansativa, chega um momento que produzir novas histórias já não é uma tarefa tão simples e a forma de narrar, não agrada mais o grupo como antes.

Eu me lembro muito bem de quando comecei a narrar, jogávamos praticamente todo dia (fazia a 8° série), depois da aula.Obviamente o ritmo foi diminuindo, mas no minimo 2 vezes por semana, 5 horas cada dia, em média.Nesse período,eu narrava de tudo um pouco, as vezes tinha mais de uma campanha ao mesmo tempo, não raras vezes, usando vários sistemas(do 3D&T ao Gurps) e cenários(do mundo das trevas a fantasia medieval) no mesmo período.A minha curiosidade era incansável, estava sempre atrás de regras suplementares e novas concepções de história, sempre levando estes elementos para minha mesa de forma
entusiasmada.O tempo passou e a regularidade foi diminuindo, várias preocupações começaram a ocupar os meus pensamentos e manter o ritmo não estava sendo mais possível.Um sentimento estranho se apossava de mim, eu adorava aquilo que estava fazendo, mas estava saturado e não conseguia mais me divertir como antes.O processo se arrastou por mais uns anos, diminuindo o numero de sessões , até que parei as atividades completamente.Tirei umas férias do role playing game.


Digo que isso é completamente normal, passei quase um ano sem ter um contato prático com o jogo, somente teórico.Quando senti que estava na hora, recrutei o grupo e voltamos as atividades.Teve que ser assim, porque não conhecíamos outros mestres.Tentei passar a vez para um ou outro jogador, mas não logrei sucesso, nenhum conseguiu se adequar e/ou gostar do "oficio".

Desde a "grande crise", nunca mais passei tanto tempo longe dessa atividade lúdica.Pausas regulares são comuns, tento manter uma regularidade semanal, mas quando não é possível, tento quinzenal.As vezes é complicado, o corre corre do dia a dia acaba dificultando as coisas, mas aprendi que, quando realmente queremos algo, SEMPRE arranjamos um tempinho, tempo é apenas uma questão de prioridade.

Então, quando você não estiver afim de jogar ou narrar, dê um tempo, faça outra atividade, varie.Se você não quer narrar, tente encontrar outro mestre, ou ajudar um dos seus PC a se tornar um.Quando não, paciência, mas nunca force a barra, rolar os dados de forma mecânica e sem vontade tira a essência do que é realmente jogar RPG: Diversão.

Sucesso decisivo a todos!


Barraquinha do mestre

Como Criar Metas, se Motivar e Vencer Obstáculos



2 comentários:

  1. Realmente as coisas ficam feias de vez em quando. Quando éramos criança, a cabeça fervilhava de ideias e não tínhamos a preocupação de uma vida adulta. Concordo com o que disse! Encontrar com os amigos e jogar RPG é uma questão de prioridade. Tem que tirar um tempinho, mas não é obrigação! Boa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Felipe! Obrigado por comentar aqui e contribuir pelo compartilhamento de idéias sobre o nosso jogo!

      xD

      Sucessos decisivos!

      Excluir

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...