quinta-feira, 17 de maio de 2012

Narrando - O costume de contar histórias


Todos apreciam uma boa história, mas muita pouca gente conhece o valor real dela. Muitos que a usam para diferentes fins, como entreter, despertar a atenção ou descansar a mente, ignoram que, mesmo quando usada com estes objetivos em vista, a história é um elemento poderoso na formação do caráter daqueles que ouvem. [...] Podemos afirmar que o valor real da história é ser instrumento educativo e deste ponto de vista, atende às necessidades humanas em todos os seus aspectos (CHAVES, 1963, p. 21).

Sabemos que o RPG é um jogo sobre contar histórias .Esse costume acompanha a humanidade desde os seus primórdios , antes mesmo da linguagem escrita , usamos a tradição oral para passar o conhecimento as gerações futuras .Este post trata exatamente disso , do valor dessa praticada e consequentemente , o valor do RPG na nossa sociedade atual.

Um texto muito interessante que eu recomendo sobre o assunto é o Hora do conto: uma experiência maravilhosa da professora Jucelma Terezinha Neves Schneid  , UPF .Você poderá ler gratuitamente , via web , basta clicar no link e automaticamente você será direcionado para a página.Quem souber mais sobre a autora , seja bem vindo a participar nos comentários .

O texto aborda o costume de contar histórias, voltado mais para o lado da literatura, incentivando os professores a usarem a "hora do conto" na sala de aula .Perceba que durante a leitura do texto você poderá fazer muitos paralelos com o RPG .Pegue todos os benefícios citados e intensifique os resultados, nas mãos de um profissional competente,torna-se uma ferramenta de poder inimaginável, na luta pela revitalização da educação nas escolas.

"Elas são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca. É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam, que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem. "

Isso não é o RPG puro?Essa é a forma mais prática de ensinar uma criança, através do ato de contar histórias.O conhecimento adquirido é internalizado e levado para a vida toda.


"Se abrirmos os olhos veremos que a vida nos coloca frente a um repertório de histórias: a nossa história (...) Fantasia existe para quem quiser e souber vivê-la."

As pessoas não tem mais tempo para sonhar .Devemos ser responsáveis com os nossos afazeres do dia a dia ,mas normalmente estamos tão ocupados que não temos "tempo" de ver a vida com outros olhos.O jogo, nos tira de uma condição estática, fazendo-nos ver o mundo por diversos ângulos, enxergando diversas possibilidades.


Se você ainda não jogou, experimente.Se você não sabe com quem jogar, deixe um recado nos comentários que eu terei o prazer de divulgar a sua disposição de aprender mais sobre o jogo, aqui e na Page, o mais importante é não nos privarmos desta maravilhosa experiência. o/

Sucesso decisivo a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...