segunda-feira, 23 de julho de 2012

Humorpg- Um item para três



Na minha mesa, este tipo de desentendimento já gerou muita confusão e intrigas entre os jogadores que usando a desculpa de estar "interpretando" o seu personagem, queriam matar o companheiro de aventura por conta de algum tesouro aleatório, encontrado durante a sessão.

A vezes, falta um pouco de maturidade de alguns jogadores que levam as desavenças que surgem durante o jogo para a vida real. Quem não conhece a história do ladino que tenta furtar os colegas e é flagrado pelo paladino? Com certeza, o ladrão desleal, irá sofrer algum tipo de punição dada pelo grupo e liderada pelo paladino, ou simplesmente pode haver muita discussão e gerar ótimos momentos de role playing, mas isso não deve prejudicar o companheirismo e diversão do grupo. Pode até ficar surreal e o Mestre pode até aliviar para o lado dos jogadores, caso os seus personagens não tomem atitudes extremas "em prol da interpretação", caso isso prejudique a partida de alguma forma. Eu já terminei uma sessão mais cedo, por diversas vezes, por falta de bom senso e rivalidades externas dos jogadores, inclusive, em um dos casos, já saindo em briga com direito a soco e tudo mais o.O!  Felizmente, as desavenças foram contidas, mas sempre, uma das partes não aparecem no próximo final de semana para jogar.

O Mestre deve ficar atento para isso! Se as animosidades forem exageradas e se alguns dos participantes do grupo está desconfortável com a situação, então evite o pior, não deixe os desaforos acumularem-se. Aqui vale a máxima: Conheça os seus jogadores! Essa dica foi repetida diversas vezes nas antigas edições da extinta Dragão Brasil, não por acaso. Sempre converse antes com os possíveis focos de problemas e explique que vocês estão em um jogo entre amigos, fato que acaba sendo esquecido quando certas atitudes individualistas acabam sobrepujando o interesse coletivo: a diversão. Os problemas pessoais devem ser deixados de lado durante o jogo, pois uma das inúmeras funções dele é exatamente essa, aliviar o estresse, não acentuá-lo, unir as pessoas, não separá-las. Percebi que o Mestre tem um papel decisivo nessa interação, dependendo de como ele conduza a campanha, pode até aproximar pessoas que  não se falavam a muito tempo, por bobeiras e posso afirmar que isso é muito gratificante.

Se cada um respeitar o espaço do outro, entendo que no RPG, todo mundo tem a sua chance de se destacar, teremos menos desentendimentos e mais diversão coletiva.  E na sua mesa, ocorrem muitos desentendimentos?

Sucesso decisivo a todos!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...