sábado, 25 de agosto de 2012

Resenha do Bundhamidão

Bundhamidão é uma paródia que trata de maneira cômica, certas peculiaridades dos cenários de fantasia medieval de forma muito criativa e divertida. Com um nome sugestivo, arte elegante e senso de humor apurado, esta obra tem todos os ingredientes necessários para conquistar uma boa quantidade de fãs. Bundhamidão tata-se de um reino que fica próximo a uma floresta gigantesca, sem qualquer conexão com o resto do mundo, governado por um triarcado que governa uma das imensas populações desse mundo ( Se é que existem outros! xD).   A obra será lançada pela Retropunk em Setembro desse ano, mas eu já tive acesso ao material antecipadamente, cedido pela editora e estou tendo boas impressões na sua leitura.




Quem já jogou Paranóia, ou pelo menos, conhece este titulo, curtiu a 1° edição do defensores de Tóquio ou simpatizou-se com o menos conhecido "mulheres machonas armadas até os dentes",  vai se apegar muito facilmente a proposta do Bundhamidão, um jogo com doses exageradamente boas de diversão debochada. Aqui, o narrador é o tirano e ao citá-lo, o autor faz claramente uma homenagem ao clássico cenário de Paranóia, jogo de 1984 , que será descrito com mais detalhes no próximo post.

Só pelo nome você já percebe o clima do jogo, mas o trocadilho ( creio que todos tenham percebido, né?) não para no título, pois os nomes das localidades dos reinos e personagens de destaque também são criados pelo mesmo processo, ou seja, trocadilhos com nomes conhecidos, onde são bem disfarçados (..ou não xD) na escrita, mas que são óbvios fonologicamente (leia em voz alto que você percebe na hora! xD)

"Obviamente nem só de feijão-com-arroz vive o reino de Bundhamidão". Este trecho do livro refere-se aos outros tipos de raças disponíveis para os jogadores, além do "básicão" que encontramos na maioria dos cenários de fantasia medieval. Cada universo tem as suas raças nativas, seres que particularizam aquela realidade, criando um perfil próprio para aquele mundo e com Bundhamidão não é diferente, pois além dos humanos, elfos, anões, halflings, meio-elfos e meio-orcs, temos as Fardas ( uma variação das fadas tradicionais), os Energúmenos  que são uma raça de burros humanoides inteligentes ( sim, burros animais, nunca imaginou jogar com algo assim? xD) e uma variante hibrida do mesmo, o meio-energúmeno ( porque não, né?). Além desses, ainda tem os Troll-Ha, uma variação dos Trolls (como pode-se perceber pelo nome), mas guardando certas peculiaridades que o tornam único. Se você quer jogar com algo totalmente diferente de tudo o que já jogou até agora, dê uma passada em Bundhamidão e experimente estes espécimes únicos =O 



O cenário traz um novo sistema , intitulado Perfil, onde as regras são bem simples, utilizando-se apenas de dados de seis faces, onde a mecânica está intimamente ligado aos conceitos do jogo. Uma curiosidade sobre o sistema é o nome dado ao sucesso decisivo e a falha crítica, sendo nomeados respectivamente de golpe de sorte e golpe de azar. Você poderá adaptar para qualquer outro sistema, não precisará aprender todo um conjunto de regras novas para poder rolar Bundhamidão na sua mesa, ele é apenas mais indicado, mas pode ser ignorado e ser aproveitado apenas a ambientação...sua mesa, suas regras xD.

Como todo cenário de fantasia medieval, Bundhamidão também tem o seu panteão de deuses que seguem a mesma fórmula do restante do livro, trazendo um novo conceito de divindade e ascensão, assim como nomes e históricos engraçados como o deus Mirminoff Ice.

Existe muito mais detalhes a cerca de  Bundhamidão que você poderá conferir em Setembro, mês do seu lançamento, por enquanto você poderá ficar com uma prévia, através da versão resumida para testes , basta conferir o fast play do jogo no próprio site da Retropunk e tire as suas próprias conclusões e deixe nos comentários as suas impressões.

Sucesso decisivo a todos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...