domingo, 16 de setembro de 2012

Espirito do século

Espirito do século é um RPG de aventura, ambientado no começo do século 20, onde traz um clima sombrio com ameaças escondidos nas sombras e que espreitam uma sociedade em pleno desenvolvimento cientifico, super otimista com novas descobertas feitas por uma vanguarda de homens visionários. Aqui, encontramos uma sociedade secreta bem interessante, chamada de "clube do século", uma entidade super misteriosa, onde os próprios membros não a conhecem completamente e que ao longo de anos, séculos ou quem sabe milênios, tem recrutado para as suas fileiras pessoas especiais que carregam desde a data dos seus nascimentos o poder de influenciar no destino do mundo!




Influenciado pelo estilo pulp, originado pelos seriados de aventuras baseados na mesma época em que acontece o jogo, é marcado por um grande otimismo sobre as potencialidades da ciência, como um campo de estudos revolucionário que apesar de ter os seus viés negativos, podem ser superados, onde em contrapartida, os benefícios podem ser maximizados e aproveitados para o progresso da humanidade. Neste ponto, temos um aspecto muito interessante trazido pelo autor, a visão de uma ciência visionária, onde certos acontecimentos que são classificados como paranormais, divinos ou sobrenaturais, nada mais são do que fenômenos naturais que ainda não podem ser explicados, uma ciência que ainda não entendemos, mas que tem uma explicação...em algum lugar. Para entender este conceito, basta levar em consideração alguns povos mais antigos que poderiam considerar como "magia" o efeito de atração e repulsão de um ímã ou uma pessoa sofrendo de um ataque de catalepsia poderia ser confundida com um receptáculo da vontade dos deuses, onde aquelas convulsões seriam uma comunicação divina, mas não uma doença. Então, efeitos miraculosos como telepatia ou poderes premonitórios nada mais seriam do que uma forma diferente de interação com a natureza, mas com fé, poderão ser explicados por cientistas dedicados.

Além de cenário próprio, espirito do século traz um sistema de regras especifico chamado Fate que usa dados diferentes do comum, dados Fudge, mas você tem a opção de substituir as jogadas por dados de 6 faces, encontrado facilmente em qualquer lugar.

Em suas regras, traz o conceito de destino que junto com os aspectos que é o equivalente as vantagens e desvantagens comuns a maioria dos jogos, permite ao grupo evocar feitos heroicos, inclusive, influenciando na narrativa, evocando os benefícios do destino e alterando o curso natural dos acontecimentos e/ou cenário. É uma forma de narrativa onde o jogador tem um poder de decisão muito maior no jogo, pois se tiver recursos suficientes, poderá sair de situações que normalmente não seriam possíveis. Eu sempre usei algo parecido na minha mesa, pois sempre que eu descrevia um cenário e algum dos jogadores perguntava se tinha algum objetivo especifico na cena, eu rolava o dado em cima de uma porcentagem, caso desse positivo, sorte a dele, mas caso desse negativo, não seria culpa minha xD. Com relação ao sistema Fate, o recurso é acionado mediante as anotações dos jogadores de situações que se encaixem no momento em questão.


Lembrando que você não é obrigado a aceitar as regras oficiais, pode adaptar para o sistema de regras a qual já está acostumado, pois, apesar de ser mais interessante o sistema que vem com o jogo e perde-se um pouco da essência do que seria jogar espirito do século, o que vale mesmo é a sua diversão, se você acha que é mais interessante adaptar, então vá em frente!

Se você achou uma ambientação interessante, pode acessar o site da Retropunk e adquirir o seu, impresso ou versão digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...