segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Introduzindo novos jogadores durante a campanha

Você está narrando a pelo menos dois meses, o grupo está super empolgado, a história está caminhando super bem e os PC estão se tornando aventureiros lendários em suas respectivas comunidades por já terem passado por diversas situações difíceis e sobrevivido para contar a história. Um belo dia, chega um outro jogador no grupo, pede para jogar, o Mestre concede a permissão e entrega-lhe a ficha, mas na hora de preenchê-la, surge um impasse: Ele começará em que nível? No mesmo nível dos jogadores que ralaram para chegar onde chegaram? Com uma ficha de iniciante? E se as habilidades do grupo estiverem muito avançadas? Não ficará muito desequilibrado com desníveis de poder tão grandes na mesma equipe?

Do ponto de vista do equilíbrio da campanha, o ideal é que o novo player comece com o mesmo nível do grupo, mas isso é injusto com quem já está jogando a mais tempo, porém, dependendo do quão avançado está a história, fica impossível colocar um neófito para brigar entre gigantes, pois, se não morrer, ficará na maioria das vezes, inútil e frustrado. Uma solução seria um meio termo, nem muito mais fraco e nem muito  forte que o resto da galera, apenas mediano. No D&D, em um grupo de 7° nível, um amigo que entrou depois que comecei a campanha fazia uns 4 meses, começou no 4° nível e deu tudo certo, ele conseguiu acompanhar o ritmo do restante da galera, mas sem desvalorizar quem já estava jogando comigo desde o inicio e comparecendo regularmente as sessões.

Além da solução acima, também tem uma ideia bem bacana que você pode usar, a de escudeiro. Quando o nível do grupo está muito elevado e chega mais um querendo jogar, basta colocá-lo como um ajudante/ escudeiro de um dos jogadores mais antigos, ajudando e aprendendo com os mais velhos. O personagem mais experiente poderia lhe passar tarefas menores dentro do grupo, funcionando como um suporte e podendo até vital nas situações de vida ou morte, quem sabe não é? Imagine as potencialidades de Role Playing? Ainda terá a vantagem do jogador veterano se sentir recompensado por todos os seus esforços até agora, pois se sentirá importante dentro da história, sob um aspecto de comparação dentro do grupo. No final das contas, futuramente o aprendiz poderá superar ou substituir o tutor, criando uma sequencia de acontecimentos que irão se interligando e trazendo mais vida para o enrendo que você criou, como um todo. Ou, o aprendiz pode morrer e criar um complexo de proteção aos mais fracos ou um complexo de lobo solitário, no qual ele se fecha sentimentalmente para o mundo, não aceitando mais aprendizes ou não cultivando mais relacionamentos duradouros, tudo dependerá de como a história irá se desenrolar e como será a interpretação dos envolvidos na mesa.


O novo integrante do grupo pode compor a equipe por qualquer outro motivo e mesmo sem grandes habilidades, fazer parte da trama principal, junto com os grandões, veja o caso do personagem Yajirobe em Dragon Ball Z ou do Mr Satan, são dois personagens super fracos se comparados aos guerreiros Z, mas que não deixam de participar da trama a sua maneira.

O mais recomendado é oferecer uma pontuação mediana, como descrevi primeiramente, mas dependendo do enrendo, você pode ir experimentando, variando as várias formas de introduzir novos jogadores a sua campanha, como citei acima. Resumindo, os desníveis atrapalham um pouco o mestre na hora de propor um desafio ao grupo, pois os mais fracos poderão ser massacrados e os mais fortes ficarem entediados e estragarem a dramaticidade das cenas, trespassando facilmente todos os obstáculos. Nesse aspecto, nada como a experiência para fazer a diferença, mas no geral, explorar os pontos fracos dos mais fortes e os pontos fortes dos mais fracos pode ser o caminho, mas em outro post, poderei dar alguns exemplos que poderão lhe ajudar, nesse texto quis fazê-lo  refletir sobre como esse assunto pode influenciar em todos os acontecimentos na sua história, dependendo da decisão que você tome.

Sucesso decisivo a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...