quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Livro- O noturno


Eles sempre estiveram aqui. Vampiros. Em segredo e na escuridão. Esperando. Agora é a hora deles.
Em um ano, Manhattan estará acabada. Em um mês, o país. Em dois meses… o mundo.




O Noturno, livro escrito por Chuck Hogan e Guillermo del Toro, pela editora Rocco, traz um cenário atual, retratando uma realidade igual a nossa, mas com uma pitada de elementos fantásticos que a faz mais sombria e interessante.O livro é o primeiro de três, compondo a trilogia da escuridão, no qual o segundo volume chama-se The Fall e o terceiro, The Night Eternal. Eu li o primeiro e encontrei muitas ideias bacanas que poderiam ser aproveitadas em outros jogos com algumas adaptações, assim como, um ambiente interessante para ser o palco de boas histórias sobre vampiros! Sim, mas aqui, eles não brilham, na verdade, são horrendos e trazem uma concepção biológica ate que aceitável para a nossa realidade, nos fazendo pensar numa aula de anatomia, onde o médico explicaria de forma plausível toda a fisiologia de um espécime capturado de forma coerente! 

O livro traz boas descrições com personagens bem trabalhados, onde todos os ganchos lançados durante a trama são bem amarrados ( tenho que recomendar esta leitura ao André Vianco xD), deixando vago, apenas os mistérios principais que serão abordados no próximo livro, criando boas expectativas com relação ao desfecho da história. A Thinna também leu (o livro é dela xD), veja o que ela achou do livro:

O sistema de regras que eu indico para rolar uma campanha de noturno é o Storytelling, mas obviamente, você pode adaptar para o seu sistema favorito, porém, irei focar no sistema de regras oficial do novo mundo das trevas. Se você ainda não leu o livro ou não tem o manual básico do mundo das trevas, você pode clicar no banner que está no final do post, incentivando o mercado de livros e ajudando na rentabilização do blog, pois se você ficou interessado e já vai comprar, porque não ajudar? =D


 Sinopse básica: A história começa com a cena de uma idosa contando histórias para o seu netinho, antes dele dormir, momento em que o autor já introduz o background de um dos personagens principais do enredo e já traz algumas informações pertinentes ao cenário na forma de lendas. Em seguida, traz a cena do aeroporto, onde um acontecimento misterioso mobiliza todas as autoridades locais para descobrir o que aconteceu com os passageiros do 753, já que o avião aterrizou, mas todos estavam mortos! A suspeita principal é a de terrorismo biológico e uma equipe especializada no assunto é acionada para cuidar do caso, onde a partir daí, são apresentados mais dois personagens, Eph e Nora.

Aos poucos, o que parecia um caso de terrorismo comum, torna-se uma conspiração sombria, envolvendo as almas dos cidadãos Nova Iorquinos e uma lenda antiga, onde apenas um grupo de pessoas sobrevivem para poderem reverter a situação ( se for possível reverter)...

Para maiores informações, compre o livro! xD...

Aqui, vamos nos focar nos elementos do cenário para o jogo e vamos começar detalhando a "versão vampiresca" da dupla Hogan e del Toro.

Os vampiros deste universo são criaturas irracionais, bestas sedentas por sangue que sugam o sangue das suas vitimas, através de tentáculos que são projetados da boca com força e velocidade incríveis subjugando de imediato a maioria das suas vitimas. Aqui, o vampirismo mistura o teor sobrenatural com o cientifico quando analisamos o sangue destas criaturas, já notamos de cara a anomalia, por ser tratar de um liquido branco e cheio de minúsculos movimentos de coisas parecidas com vermes que compõem a sua estrutura.

Os vampiros

"...-Esse flagelo que atualmente testemunhamos em seus primeiros estágios, já existe a séculos. Há milênios. Eu suspeito, embora não possa provar, que existe desde os primórdios do tempo.

Eph, balançou a cabeça sem compreender o homem, mas satisfeito por finalmente fazer algum progresso.

- Então, estamos falando de um vírus?

- Sim, algo assim. Uma linhagem doentia, que corrompe tanto a carne quanto o espirito. - O velho estava posicionado de tal forma , que do ponto de vista de Eph e Nora, o conjunto de espadas na parede se abria em leque dos dois lados atrás dele, feitos asas de lâminas de aço.

- Portanto, um vírus? Sim. Mas eu gostaria de apresentar a vocês a outra palavra com "v".

- Qual é?- Perguntou Eph.

- Vampiro. 


Noturno, página 248

Os vampiros deste cenário são bestas irracionais guiadas pelo instituto de fome. Assemelham-se a Zumbis, pois trazem o fator contagioso em si, não somente em sua mordida, mas como em seu sangue, onde percebe-se, mesmo a olho nu, uma forma de vida repulsiva, parecida com minúsculos vermes. Sim, aqui, esses famosos mortos vivos vão além de algo sobrenatural, são biologicamente possíveis! Após o contagio, as suas aparências físicas se modificam em formas animalescas, a boca é adaptada para lançar tentáculos com ferrões que tem como finalidade, sugar o sangue da vitima de qualquer forma, sem "delicadezas". O transformado perde toda a sua sanidade e torna-se uma máquina de matar, guiada pelo sangue dos vivos, obedientes apenas ao comando do seu mestre, pois o criador de toda essa maldição, detém a consciência dos vivos e força dos mortos e pretende ser soberano na atualidade.

Essa concepção de vampiro é bastante interessante, onde traz uma explicação realística de sua condição. Dependendo da campanha que você estiver narrando, seria interessante adaptar uma dessas criaturas para o seu jogo, só dependerá da sua imaginação, mas aqui neste post, vão algumas dicas.

Se você leu a trilogia e quer narrar uma aventura nesse cenário, eu recomendo o sistema Storytelling ou Gurps.

Depois que você ler o livro, terá uma noção melhor sobre esta fera e para Storytelling vai uma dica de adaptação:

Atributos mentais: Inteligência 1 raciocínio 2 percepção 4
Atributos Físicos: Força 2 Destreza 2 vigor 4
Atributos sociais: Presença 3 manipulação 1  autocontrole 2

Vantagens:

Habilidades físicas: Briga 3 esportes 2 sobrevivência 3( procurar alimento)

Força de vontade: 5

Moralidade: N/A

Iniciativa: 4

Defesa: 2

Deslocamento: 9

Tamanho: 5

Vitalidade: 9

Poderes sobrenaturais:

Tentáculo: O vampiro projeta um tentáculo da sua boca para drenar a sua vitima, ele faz um teste de DESTREZA+ESPORTES. Se a vítima não souber dessa característica da criatura, estará surpresa, então não usará a sua defesa, mas depois que tiver conhecimento, usa defesa normal. A vitima tem direito a um teste de força de vontade para evitar o tentáculo aos máximo e deve obter mais sucessos do que o sucesso de ataque que superar a sua defesa, caso não passe, será totalmente subjugado e servirá de alimento a fera.


Este tipo de vampirismo também poderia ser aproveitado em uma aventura medieval, onde os aventureiros teriam que combater esta praga! Muito parecidos com zumbis, porém, muito mais agressivos e com tentáculos saindo da boca! Não apenas humanos, mas qualquer outra raça poderia ser transformada e trazer um diferencial em sua campanha. Em um mundo de fantasia medieval, você geralmente encontra outras criaturas além do ser humano, então seria mais interessante usar um modelo a ser aplicado a qualquer raça contaminada. Nesse caso, poderia ser uma doença mágica que atinge todas as raças, podendo seguir da seguinte maneira:

D&D3.5

Criatura base: Assim como no livro dos monstros, esse vampiro também conserva todas as estatísticas e habilidades especiais da criatura-base, com exceção das seguintes alterações:

Tamanho e tipo: Tamanho não é afetado e muda para o tipo morto vivo.

Dados de vida: Muda para o D10, caso seja menor, se for maior, mantem-se o maior.

Deslocamento: O mesmo da criatura base

Classe de armadura:  Armadura natural+3

Ataques: Conserva todos os ataques da criatura base, acrescentando-se:

Drenar sangue: O vampiro deve ser bem sucedido em um ataque de agarrar com o seu tentáculo, caso consiga, a vítima perde 1d4 pontos de constituição por rodada, enquanto estiver preso. Mesmo que sobreviva, ainda terá que passar em um teste de fortitude CD15, caso falhe, será transformado em um vampiro também. Para cada ataque bem sucedido, o vampiro recebe 5 pontos de vida temporários.

Redução de dano 5/ Prata: Esses vampiros são originalmente uma doença infecciosa e a prata é um metal conhecido pelas suas propriedades anti sépticas, podendo atuar com a mesma função com as doenças mágicas.

Perícias: +4 testes de Ouvir, procurar

Talentos: agarrar aprimorado, reflexos de combate

Tendencia: Sempre mau

Progressão: Conforme a classe de personagem

Ajuste de nível: +1

Essas são algumas dicas que podem te ajudar na hora de adaptar, seja para jogar um pouco nesse cenário, seja para levar esse elemento para sua atual campanha, fazendo-se os devidos ajustes. Obviamente, será mais interessante se você ler a trilogia para ficar por dentro desse cenário, caso ainda não tenha, clique no banner logo abaixo e confira os preços mais em conta. Conhecendo a história e as criaturas em questão, seja bem vindo a opinar na construção de um modelo condizente com a projeção do autor. Um bom jogo e sucesso decisivo a todos!!!























...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...