quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O jogo Paranoia

Paranoia é um sistema/cenário criado por  Greg Costikyan, Gelber Dan, e Goldberg Eric, publicado em 1984 na editora  West End Games,  ganhou o Prêmio Origins de Melhor Regras de Interpretação de 1984  e foi introduzido no Hall da Fama do Prêmio Origins em 2007. O jogo aborda um cenário baseado em um futuro distópico, baseado em humor negro e paródia com os jogos da época tidos como mais "sérios" ( Ele cita várias vezes o D&D no livro de uma forma bem indireta =D).




Foram publicados 5 edições do jogo, três delas foram publicados pela West End Games e as outras duas pela Mongoose Publishing. Além destas cinco edições publicadas, sabe-se que a West  estava trabalhando em uma "Terceira Edição", para substituir o mal-recebido quinta edição, no final de 1990, mas os seus problemas financeiros impediriam esta edição de ver a luz do dia.

Todo o enrendo se passa no complexo alfa, uma super estrutura coordenada pelo principal personagem do Mestre, o antagonista da história que traz de forma simbólica a figura do próprio Narrador de RPG, mas de uma forma  tirânica, o computador. O tema principal desse jogo envolve a obediência cega a ele, já que ele é o seu amigo e ele só quer lhe ver feliz, você está feliz cidadão? Desobedecer ao computador é traição e toda traição é punida com a morte e isso incluí, fazer parte de qualquer sociedade secreta ou ser um mutante, porém, todos os jogadores começam como mutantes e fazem parte de uma sociedade secreta! Claro que o computador não sabe disso, por que quando ele souber, ele ficará feliz em destruí-lo e colocar um dos seus clones no seu lugar, algo simples, banal e corriqueiro =D. Sim, aqui a vida é totalmente insignificante, pois você pode ser replicado e substituído facilmente, sem remorsos  então tome cuidado com quem anda ou quem fala, pois os seus próprios companheiros de aventuras poderão trair você em troca de cair nas graças do computador, então, esteja atento e com arma em mãos, nunca se sabe quando irá precisar dela.



Aqui, também temos o conceito dos níveis de segurança e cada um é simbolizado por uma cor do espectro visível  caso ande em um corredor com uma cor de um nível de segurança maior que o seu ou peça informações que são proibidas para a sua cor, você será considerado um traidor e você já sabe como são tratados os traidores, né? A classificação mais baixa é o infravermelho, mas ao começar o jogo, os player já começam com um patamar acima, o vermelho.

Além do cenário, você encontra no livro um sistema de regras próprio que traz em sua mecânica a essência do jogo, trazendo oito atributos ao todo e como é dito no próprio livro: " Paranóia, usa o brilhantemente concebido, original e eminentemente superior sistema dramático de combate tático"

Para os que se interessarem em saber um pouco mais sobre o complexo alfa e as suas peculiaridades, clique AQUI e faça o download da versão digital do jogo, caso não encontre um original dando mole por aí =D

E você, já jogou paranoia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Complementando a leitura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...