A regra de ouro é uma regra universal. Com ela o mestre cobre todas as situações em que as regras oficiais não dão conta e muda os conceitos que entram em conflito com a realidade do role playing do grupo. Trata-se da regra mais importante que permite ao mestre fazer e desfazer o que quiser, sendo considerado o todo poderoso na mesa de jogo.
Como diria um grande personagem do universo dos quadrinhos: "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades". Todo mestre de rpg sabe disso, ou pelo menos deveria saber, antes de conduzir uma campanha. O mestre não joga contra e nem a favor dos jogadores, pois deve ser o mais neutro possível. A sua diversão deve se basear em contar uma boa história junto aos jogadores, divertindo-se por horas seguidas com acontecimentos hilários e personagens marcantes, e não ficar exibindo um desfile de aberrações ultra- poderosas na cara do pessoal ou impor decisões arbitrárias só para dizer que é o poderoso chefão. O mestre deve tomar decisões em prol do grupo e com o grupo, focando na diversão.
Não custa nada repetir, mas a palavra chave é bom senso. Essa regra é uma poderosa ferramenta do nosso universo de jogos que serve para se desenvolver excelentes enredos, mas que se não for bem usada, poderá destruir o tão adorado final de semana lúdico que tanto prezamos com intrigas e brigas desnecessárias.
No mais, criem boas aventuras e nunca deixem de imaginar. Você costuma citar a regra de ouro na sua mesa? Como funciona com você?
Sucessos decisivos a todos!
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